terça-feira , 16 Janeiro 2018 - 14:50
Home / Capa Slide / Após reunião, Sesapi garante que leitos de UTI neonatal não sairão da Maternidade do Dirceu

Após reunião, Sesapi garante que leitos de UTI neonatal não sairão da Maternidade do Dirceu

Em reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), realizada nesta quarta-feira (20), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, declarou que, por parte do Governo do Estado, está encerrada a discussão de transferir os leitos de UTI neonatal da Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA) para a Maternidade Evangelina Rosa.

A decisão foi tomada após ampla rejeição dos órgãos de controle social ligados à saúde, a exemplo do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 14), que se manifestou contrário ao fechamento dos leitos na CIAMCA.

Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, a mudança traria prejuízos para a saúde dos pacientes e ainda mais dificuldades no atendimento materno-infantil.

“Esse era um projeto totalmente irresponsável, no sentido de que não houve uma discussão com os órgãos de controle e com a sociedade, além de não ter havido um estudo apropriado dos impactos. Teríamos sérios pontos a serem manejados, como o transporte desses recém-nascidos e a incapacidade estrutural da Maternidade Evangelina para receber novos leitos”, afirma Marcelino Martins.

Também estiveram presentes na reunião o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes e representantes de órgãos de controle municipal e estadual.

Veja Também

Crefito 14 e UESPI solicitam investimentos para estruturação de Núcleo de Pesquisas em Áreas Médicas

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, e o presidente do Conselho …

Criação de Câmara Setorial vai incentivar pesquisas em biotecnologia no Piauí

Com a finalidade de estimular o desenvolvimento das linhas de pesquisa biotecnológicas no Estado aliadas …