terça-feira , 16 Janeiro 2018 - 14:49
Home / Capa Slide / Criação de Câmara Setorial vai incentivar pesquisas em biotecnologia no Piauí

Criação de Câmara Setorial vai incentivar pesquisas em biotecnologia no Piauí

Com a finalidade de estimular o desenvolvimento das linhas de pesquisa biotecnológicas no Estado aliadas ao setor público e privado, foi iniciado o processo de criação da Câmara Setorial de Biotecnologia do Piauí. A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira (9) entre representantes de entidades de pesquisa, iniciativas do terceiro setor e instituições ligadas à área.

Atualmente existem 24 câmaras setoriais no Piauí, que funcionam como fóruns de discussão que reúnem representantes de entidades públicas e privadas de determinada cadeia produtiva. “Toda política de biotecnologia do Estado vai passar pela câmara setorial. O objetivo é fazer a integração entre setor privado e público”, pontua o assessor especial da Secretaria de Governo, Sérgio Vilela.

Segundo Marcelino Martins, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), esta é uma oportunidade para a ampliação da produção científica no Estado aliada às possibilidades de aplicação no mercado e na sociedade.

“Dando um exemplo pessoal, a pesquisa desenvolvida no meu mestrado foi sobre a ação anti-inflamatória do sebo de carneiro. Um produto originado da sabedoria popular e que, com pesquisa acadêmica, teve sua eficácia comprovada garantindo, assim, a produção industrial em larga escala. Ou seja, o objetivo é contribuir para a melhoria do bem-estar da sociedade, através da pesquisa científica”, destaca Marcelino.

Será realizada nova reunião da câmara setorial de biotecnologia com representantes da iniciativa privada no dia 24 de janeiro.

 

Veja Também

Crefito 14 e UESPI solicitam investimentos para estruturação de Núcleo de Pesquisas em Áreas Médicas

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, e o presidente do Conselho …

Prazo de inscrição para Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade encerra segunda (8)

O prazo das inscrições para o processo seletivo da VI turma em Residência Multiprofissional em …