terça-feira , 16 Janeiro 2018 - 14:41
Home / Noticias / Pacientes dos CAPS de Teresina participam de comemoração dos 30 anos de Luta Antimanicomial

Pacientes dos CAPS de Teresina participam de comemoração dos 30 anos de Luta Antimanicomial

Em comemoração aos 30 anos do Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nessa quinta-feira (18), profissionais da saúde de Teresina prepararam uma programação especial, que aconteceu no Parque da Cidadania, de 17 a 19 de maio, para os pacientes acometidos por transtornos psiquiátricos.

O evento foi promovido pela Gerência de Saúde Mental (GSM), da Prefeitura de Teresina, juntamente com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O Dia da Luta Antimanicomial reuniu profissionais da saúde mental e contou com o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14), por meio da classe de Terapeutas Ocupacionais.

A terapeuta ocupacional do CAPS III, zona leste da capital, Marta Evelin, falou da importância desta data para os profissionais e pacientes. “Não podemos deixar esse dia passar em branco devido todas as conquistas, como a Lei da Reforma Psiquiátrica e a abertura dos CAPS. Nós temos o papel de desconstruir essa identidade de loucura que a sociedade enxerga o paciente com transtorno mental, pois através do nosso trabalho podemos mostrar que eles também são capazes de realizarem atividades importantes”, enfatiza.

Durante os três dias, pacientes dos CAPS participaram de apresentações culturais, aulas de dança, exibição de documentários, oficinas e debates com profissionais da Comissão de direitos Humanos da OAB, Comissão da Criança e Adolescente e terapeutas ocupacionais. Também foi realizada uma Exposição na Galeria do inconsciente “A evolução das lutas a nova experiência”, com trabalhos produzidos pelos usuários dos CAPS de Teresina.

Veja Também

Prazo de inscrição para Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade encerra segunda (8)

O prazo das inscrições para o processo seletivo da VI turma em Residência Multiprofissional em …

Projeto social informará população sobre atuações da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O Projeto “A Fisioterapia para Todos” pretende, de forma inovadora, levar para a população em …