quarta-feira , 21 Fevereiro 2018 - 06:11
Home / Capa Slide / TRF4 emite decisão favorável à Fisioterapia em Treinamento Funcional

TRF4 emite decisão favorável à Fisioterapia em Treinamento Funcional

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em decisão referente ao Treinamento Funcional ser supervisionado exclusivamente por educadores físicos, assegura vitória à saúde multiprofissional e, consequentemente, à Fisioterapia. O assunto chegou à Justiça após liminar do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região, impedindo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (CREFITO-8) de promover cursos sobre Treinamento Funcional.

O voto do relator, Des. Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, trouxe argumentos que levaram à suspensão da liminar, entre eles a justificativa de que, se não existe uma conceituação precisa do que é Treinamento Funcional, não é possível afirmar sem dúvidas que a atividade seja exclusiva de profissionais da Educação Física. Tudo vai depender da finalidade para a qual o Treinamento Funcional vai ser desenvolvido; se para fins de preparação física ou se para fins de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

A decisão do TRF4 respalda e solidifica as ações do Sistema COFFITO/CREFITOs em prol da saúde da população, assim como evidencia a qualidade do trabalho ofertado pelos fisioterapeutas brasileiros.

Clique aqui e leia o voto do TRF4 na íntegra.

Clique aqui e leia o relatório do TRF4 na íntegra.

Clique aqui e leia a ementa do TRF4 na íntegra.

Veja Também

Crefito 14 participa de formatura do curso de Fisioterapia da Uninassau

Em solenidade de colação de grau do curso de Fisioterapia da faculdade Uninassau Aliança, nesse …

Decisão do TRT-6 assegura participação de Fisioterapeuta como Assistente Técnica em Perícia Judicial

A Excelentíssima Desembargadora do Trabalho da 6ª Região Dra. ENEIDA MELO CORREIA DE ARAUJO proferiu decisão …